Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Caroline Kumahara vence Intercolonial de tênis de mesa

Final do adulto feminino teve confronto de atletas olímpicos da seleção brasileira

ESPORTE | 25/01/2017 - 06:30:12

Caroline Kumahara se consagra campeã ao superar Bruna Takahashi na final da categoria adulta feminina, no 67º Campeonato Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado de 20 a 22 de janeiro, no Ginásio Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá-MT. E a equipe ABC-Sul, da qual ambas fazem parte, faturou o 1º lugar geral com 803 pontos, o 1º lugar geral masculino e o 1º geral feminino. Em 2º lugar geral ficou Nova Central com 258 pontos e Mato Grosso com 248.

“A Bruna é muito regular, acerta bastante e defende muito bem. E minha bola não é muito forte, o que é confortável para ela. Mas no início ela arriscou e errou muitas bolas. Daí venci os dois primeiros sets. Depois ela reagiu, começou a acertar, colocar duas ou três bolas a mais na mesa e venceu o terceiro set. Então retornei preparada para disputar cada ponto por mais tempo e fechei o quarto set em 11 a 08”, diz Caroline, seleção brasileira desde 2009 e olímpico em 2016.

Akira Chikaraishi faturou o título de campeão ao vencer Henrique Hayashi na final da categoria adulta masculina. Ele é filho do lendário Toshio Chikaraishi, que foi 15 vezes campeão individual no intercolonial, sendo 11 delas em sequência na categoria veteranos. Segundo Akira, o pai foi o grande incentivador para a prática do tênis de mesa. Ele conta que começou a praticar aos 08 anos de idade e chegou a jogar profissionalmente, mas parou lá pelos 23 anos para estudar.

“Não foi fácil enfrentar adversários de 20 anos. E como se joga na regra de melhor de cinco sets, se eles conseguem levar o jogo para o 5º set, fica ainda mais difícil. O preparo físico, a velocidade e a agilidade deles é muito superior à minha, que estou com 43 anos. Então consegui vencê-los na tática. Como a garotada gosta de atacar, tentei impedir isso. Encurtei o jogo ao máximo para não atacarem. Eu jogava a bola próximo da rede e isso obrigava eles a cozinhar ou devolver num golpe leve. Assim levei e como são afobados, cometeram muitos erros”, disse Akira Chikaraishi.

Tradição

Em 1945, após a 2ª Guerra Mundial, Haruo Mitida viajou por todas as regiões do país onde existiam colônias japonesas, sempre com raquetes, bolas e rede com o objetivo de difundir o tênis de mesa, integrar as colônias e levar lazer aos japoneses e descendentes que trabalhavam no campo. E, em 1951, Mitida criou o 1º Campeonato Intercolonial de Tênis de Mesa, do qual participou de todas as edições até 1997, quando faleceu. E o certame segue forte até dias atuais.

Tradição II

Desde 1955, Masaru Morita, um atleta de 78 anos, participa do Intercolonial. Participou de 62 edições e garante, ninguém tem maior número de participações do que ele. E o intercolonial é tradição dentro da família, a esposa esteve em 55 edições, uma das filhas em 38 e os netos também já prestigiam o evento. Segundo ele, além de gostar muito de praticar tênis de mesa, foi praticando-o que conheceu a esposa, fez muitos amigos e manteve a família unida.  

“Neste ano disputei a categoria hiper veterano. Nessas 62 edições nunca fui campeão, mas fui por diversas vezes vice-campeão. Mas isso realmente não importa, o importante foi ter feito do tênis de mesa uma forma de unir a família, os amigos e a comunidade. Esse esporte se tornou um costume, um hábito que serve de motivo para se fazer coisas em conjunto. Foi dessa forma que evitamos que cada um ficasse no seu canto. O Intercolonial é reflexo da união”, disse Morita.

Apoiadores

O Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Associação Cultural Nipo-brasileira, Net TV, Moda Verão, Moto Raça Cuiabana, Nova Central, Embelleze e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fetiemt) estão entre os principais apoiadores do 67º Campeonato Intercolonial Brasileiro de Tênis de Mesa.

“Assumi o posto de secretário municipal de cultura, esporte e turismo no dia 02 de janeiro deste ano. Logo nos primeiros dias de gestão o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis de Mesa, Sandro José Abrão, nos procurou para conversar sobre o intercolonial. Falou sobre os valores da competição, a dimensão dela e nós já apoiamos desde o início. Depois fui ao evento, achei organizado, até tentei bater uma bolinha e agora torço para que possamos continuar a desenvolver o esporte”, disse o secretário, Renato Anselmo Vilela.  

Resultado Geral

Masculino

1º) ABC-Sul – 462,5 pontos

2º) Capital (DF) – 197,5

3º) Mato Grosso – 150,5

Feminino

1º) ABC-Sul – 340,5 pontos

2º) Central – 166,5

3º) Dutra Norte – 143

5º) Mato Grosso – 97,5

Geral

1º) ABC-Sul – 803 pontos

2º) Central – 258

3º) Mato Grosso – 248


Fonte: Junior Martins/Assessoria FMTTM


Esporte - 11/04/2024

Mato Grosso receberá Campeonato Ibero-Americano de Atletismo em maio

O evento esportivo internacional, que acontece de 10 a 12 de maio, em Cuiabá, já tem 23 países e 455 atletas inscritos

ESPORTE - 29/11/2023

Atletas de Karatê de Gaúcha do Norte participam do Brasileirão de Karatê e se classificam para Mundial na Argentina em 2024

3 atletas conquistaram seu lugar no pódio

ESPORTE - 13/11/2023

Equipe de Gaúcha do Norte participa de torneio em Santa Cruz do Xingu

Equipe foi desclasificada nas quartas de finais

CANARANA - 06/09/2023

De Canarana, paratleta indígena representa MT em competição do cenário nacional

Bartolomeu Tsere Ubuni também destacou apoio e suporte do governo estadual

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 04:45:15' and cat='23' and cod_mega!='3319' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!