Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Queda do dólar faz turistas voltarem a procurar viagens ao exterior

Especialista dá dicas para quem vai viajar e precisa comprar moeda

ECONOMIA | 01/07/2016 - 06:00:43

Após começar o ano cotado a R$ 3,94, o dólar comercial terminou o primeiro semestre de 2016 rondando o patamar de R$ 3,20. A queda da moeda tem feito turistas que haviam adiado viagens ao exterior voltarem a considerar os planos de visitar outros países.

Segundo profissionais de agências de viagem, a procura por pacotes turísticos internacionais voltou a crescer após a baixa do ano passado, especialmente nos últimos dias, com a recente queda da moeda.

“O que eu tenho sentido é procura muito grande por pacotes pra Orlando, para a Disney. Que é uma demanda reprimida do ano passado, já que o dólar alto deu uma inibida nessa procura", diz o gerente do departamento de viagens a lazer da Nix Travel, Elquisson Souza.

"De uns 15 dias para cá, a procura aumentou muito. Por enquanto ainda não resultou em vendas, mas esse derretimento das moedas estrangeiras realmente deu uma acelerada na procura."

Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur Viagens, também fala em "demanda reprimida". "A demanda reprimida de quem não estava podendo viajar porque estava muito caro agora começa a encontrar opções e viagens mais em conta, ainda mais com o parcelamento fixo em reais, que é diferente da compra do cartão de crédito, que fica com o risco de quando vai ser cobrada a fartura do cartão", afirma.

Quando faz compras em dólar com o cartão de crédito, o consumidor fica sujeito à cotação da moeda no dia do pagamento da fatura, e não no momento da compra. O valor da fatura é emitido de acordo com o câmbio no dia do seu fechamento. Se o cliente faz o pagamento em uma data diferente, ainda dentro do prazo de vencimento, está sujeito ao preço do dólar naquele dia.

Aldo Leone Filho conta ainda que, nos últimos dias, sentiu um forte aumento da procura por viagens para a Europa, com o euro em queda.

"Esse negócio do euro baixo está sensacional pra gente. O que nós vendemos para a Europa nas últimas duas semanas é quase o dobro do ano passado. É inegável”, afirma. "E tem ainda uma mudança do comportamento do consumidor. O brasileiro está voltando a buscar viagens pela cultura e para 'dar um relax', não para fazer compras."

Para quem tem viagem marcada, é hora de comprar dólar?
Mesmo em momentos de alta ou queda brusca do dólar, a recomendação dos especialistas é evitar fazer “previsões” para escolher o momento da compra da moeda para viajar.

“Fazer previsões obre o dólar é sempre complicado, é mais ou menos que nem acertar o sexo do bebê durante a gravidez sem ultrassom. O que a gente sugere é prestar atenção no valor médio”, diz José Eduardo Balian, professor da Faculdade de Administração da FAAP. “A sugestão é: vá comprando em período diferentes.”

Isso significa que a recomendação para o turista que vai viajar daqui a três meses, por exemplo, é de dividir a compra, adquirindo um pouco de dólares a cada mês, por exemplo. Assim, no final, terá comprado a moeda pelo valor médio daquele período. "O valor médio é mais interessante que o valor específico do momento", diz Balian.

"É duro saber o momento certo de comprar. Se você vai viajar, compre um pouco hoje, um pouco amanhã, depois de amanhã, semana que vem, e analise o valor médio. Agora, claro, se você não comprou a moeda ainda e vai viajar agora, com essa queda é um bom momento. Mas é difícil saber o que vai acontecer na semana que vem, de repente estoura uma bomba, acontece outro escândalo, uma coisa muito séria, e aí o dólar vai subir de novo. Por isso o valor médio pode ser uma solução."

Por que o dólar de turismo é mais caro?
O dólar de turismo, também usado por consumidores para comprar algo no exterior ou mesmo quando importam produtos de outros países, é mais caro que o dólar comercial – usado pelas empresas e bancos para as outras transações realizadas no mercado de câmbio, como exportação, importação e transferências financeiras.

O preço pago pelo dólar leva em consideração os custos administrativos e financeiros. Segundo o Banco Central, a taxa de câmbio pode variar de acordo com a natureza da operação, da forma de entrega da moeda estrangeira e de outros componentes tais como valor da operação, cliente, prazo de liquidação etc. Como os consumidores compram volumes menores que as empresas e outros bancos, esses custos tendem a ser maiores.


Fonte: G1


Sicoob - 10/04/2024

Sicoob Primavera recebe prêmio de Destaque nacional pelas ações desenvolvidas com a comunidade

O sucesso das ações acontece devido o estímulo ao voluntário a trabalhar com a comunidade

Sicredi - 10/04/2024

Novo cartão Sicredi Visa Infinite ganha campanha com o tema viagens

Ações têm o jornalista Zeca Camargo, a chef Kátia Barbosa e o ator Bruno Gissoni como protagonistas

Sicredi - 02/04/2024

Presidente da Sicredi Araxingu reforça data do prazo final para associados votarem na Assembleia Anual

É direito do associado votar nas pautas disponíveis

Sicredi - 26/03/2024

“Exerça seu direito de associado. Assista, VOTE e retire seu brinde na agência”, diz presidente da Sicredi Araxingu

Evento pode ser acompanhado pelo aplicativo Sicredi, basta acessar o MENU e em seguida Assembleias.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-16 04:49:10' and cat='22' and cod_mega!='2754' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!