Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso tem 40 frigoríficos aptos para exportar aos EUA

Apenas 25 frigoríficos do estado estão operando

ECONOMIA | 05/08/2016 - 12:00:41

Mato Grosso conta com cerca de 40 frigoríficos instalados com Selo de Inspeção Federal (SIF) e aptos para exportar carne bovina in natura para os Estados Unidos. Do total de unidades fabris no estado apenas 25 estão em atividade, visto a baixa oferta de animais terminados para o abate. As indústrias já podem entrar com pedido de habilitação para exportar carne bovina in natura no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Dentre as unidades em Mato Grosso em operação a JBS conta cerca de 10 plantas.

Os frigoríficos interessados em enviar carne in natura para os Estados Unidos devem possui SIF. Segundo o Ministério, será verificado se a empresa cumpre os requisitos exigidos pelas autoridades norte-americanas. Em caso de cumprimento, o Mapa irá indicar o estabelecimento aos Estados Unidos que dará o aval final para à importação da carne bovina in natura.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Antônio Freitas Martins, destaca que quase todos os frigoríficos de Mato Grosso possuem SIF e assim estão aptos para buscar a habilitação de envio da carne in natura para os Estados Unidos. Ele afirma que o estado conta com cerca de 40 unidades destinadas à carne bovina, porém apenas 25 estão em plena atividade, em decorrência a problemas de estoque de animais terminados para o abate. 

Para a indústria, a abertura dos Estados Unidos é uma opção a mais de mercado, principalmente diante o fato de grandes clientes como a Rússia, Venezuela e o Egito, por exemplo, estarem em “crise” econômica. O presidente do Sindifrigo-MT afirma que a abertura dos Estados Unidos não irá suprir totalmente a “compra” destes países que retraíram o consumo, porém é algo. “Além disso, abrindo os Estados Unidos poderemos ter novos mercados”. 

O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, pontua que apesar da quantidade de 64 mil toneladas estabelecida ser pequena, o volume é interessante nesse primeiro momento. “Não só podemos ter aumento de embarques para os Estados Unidos mais à frente, como podemos ter abertura para o Canadá, Japão e alguns países do Caribe que seguem o mesmo protocolo dos Estados Unidos. Os Estados Unidos é como um ISSO para abrir mercado”.

Conforme Manzi, o fato dos Estados Unidos abrirem o mercado para a carne in natura brasileira já mostra a credibilidade da produção. “Outra vantagem para nós é que podemos mostrar cortes que lá são desconhecidos, como é o caso da picanha”.

Demanda

De acordo com o presidente do Sindifrigo-MT, Luiz Freitas Martins, Mato Grosso tem como atender a demanda exigida do mercado mesmo passando por um momento de recomposição dos estoques de machos e baixo volume de animais terminados para o abate. 

“Tem como suprir a demanda do mercado exterior, mesmo com a falta de bois, pois o mercado brasileiro está retraído. Tivemos um recuo de aproximadamente 15% no consumo no mercado interno devido o poder aquisitivo estar encolhido”, diz Freitas.


Fonte: Agro Olhar


Sicredi - 19/04/2024

Está apertado no momento? No Feirão de Consórcio da Sicredi Araxingu você pode reduzir sua parcela em 50% até a contemplação

Aproveitar os 30% de desconto na taxa de administração é uma decisão que pode impulsionar a conquista do seu sonho”, afirma o Diretor de Negócios da Sicredi Araxingu, Diego Neves.

Sicoob - 18/04/2024

Sicoob totalizou cerca de R$ 5 bilhões em crédito consignado em 2023

Mais 250 mil cooperados e não cooperados adquiriram essa modalidade de empréstimo

Sicredi - 17/04/2024

Com desconto imperdível, Sicredi Araxingu lança Feirão de Consórcio neste mês de abril

Associados podem garantir 30% de desconto na taxa de administração.

SICOOB - 17/04/2024

Sicoob é eleita uma das 3 melhores instituições financeiras do Brasil no ranking da Forbes

As instituições foram avaliadas em categorias como serviços digitais, atendimento ao consumidor, assessoria financeira e confiança.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 08:34:41' and cat='22' and cod_mega!='2894' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!