Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Temporal no Rio deixa 3 mortos no Rio de Janeiro; Prefeitura pede deslocamentos apenas à tarde

Trens e BRT têm serviços com problemas, e vias importantes estão alagadas

RIO DE JANEIRO | 15/02/2018 - 06:00:33

Três pessoas morreram durante o temporal que atingiu o Rio na madrugada desta quinta-feira (15). Um homem e uma mulher morreram em casa atingidos por um deslizamento de terra em Quintino. Em Realengo, um policial militar ia para o trabalho de carro quando uma árvore caiu sobre o veículo e o matou.

A chuva causou interdições, alagamentos e derrubou um trecho da ciclovia Tim Maia, na Zona Oeste. A prefeitura recomenda à população que evite circular na cidade pela manhã.

Foram cinco horas em estágio de crise devido à chuva forte, que teve vento e raios. Às 5h30, a cidade retornou ao estado de atenção, mas há vias interditadas e serviços suspensos, como os trens e o BRT.

O estágio de crise é o pior de três estágios, com previsão de chuva forte a muito forte. Quando a cidade entra nessa situação, equipes emergenciais da Prefeitura atuam contra transtornos generalizados, alagamentos e deslizamentos. O estágio de atenção é o segundo estágio, com previsão de chuva moderada a muito forte.

Vítimas

O homem e a mulher que morreram em Quintino foram identificados como Marcos Garcia, de 59 anos, e Judina Magalhães, de 62.

O policial militar ainda não foi identificado. Ele era lotado no batalhão do Méier e trafegava na Avenida Brasil quando tentou fugir do trânsito. Ao pegar um atalho na rua Recife, acabou sendo morto com a queda da árvore.

Quem precisou sair de casa tem encontrando problemas nos transportes públicos e nas principais vias da cidade. A circulação do ramal Santa Cruz da Supervia está suspensa.

O BRT tem serviço irregular. Já o Metrô, segundo a concessionária, funciona normalmente, assim como os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim.

·                   FOTOS: Temporal deixa rastro de destruição no Rio

·                   VÍDEOS: Imagens do temporal que atingiu o Rio nesta madrugada

De acordo com o Alerta Rio, não há mais previsão de temporal para esta quinta-feira. Mas chuvas de moderada a forte podem voltar a ocorrer.

Estragos do temporal

Na Barra, em apenas uma hora, a estação do Alerta Rio registrou 119% da chuva esperada para todo o mês de fevereiro — entre 23h45 e 0h45, foram 123,2mm. Em uma casa de shows do bairro, que tinha Thiaguinho como uma das atrações, o toldo da festa caiu.

Alguns locais da Barra ainda estão sem luz. O Hospital Lourenço Jorge também ficou sem energia elétrica e a unidade alagou. Em Jacarepaguá, das 17h de quarta (14) às 2h de quinta (15), choveu quase 150% da média de chuva esperada para todo o mês de fevereiro.

Ao menos 50 famílias ficaram desalojadas no conjunto de favelas do Alemão. Um rio que corta a Favelinha do Skoll transbordou, alagando e destruindo casas.

A tempestade ocorreu desde o início da madrugada, principalmente na Zona Oeste da cidade. Em Guaratiba, Jacarepaguá e na Cidade de Deus, o registro foi de chuva forte. Há relatos de ruas inundadas no Engenho Novo, Encantado e Maracanã, onde um carro chegou a ser arrastado.

"Os dois principais tipos de ocorrência que enfrentamos na madrugada inteira foram bolsões d'água e ocorrências de árvores que caíram. Tivemos uma fatalidade associada à chuva impensável, que só vai se repetir daqui a 150 anos, com ventos de 123 km/h", afirmou o secretário da Casa Civil, Paulo Messina.

"Na madrugada, tivemos 200 homens da Comlurb trabalhando com a retirada, agora já temos 2 mil homens. Conseguimos rapidamente recuperar a Grajaú-Jacarepaguá e a Linha Vermelha. A prioridade são as vias expressas", diz.

Principais vias afetadas

·                   Grajaú-Jacarepaguá: interditada na altura do KM 5,4, ambos os sentidos.

·                   Rua Albérico Diniz, em Jardim Sulacap: interditada.

·                   Curva Chico Anysio, Barra da Tijuca: parcialmente interditada

·                   Av. Gomes Freire, altura do nº 380, na Lapa: interditada.

·                   Av. Brasil, altura de Benfica, Caju e de Manguinhos: parcialmente interditada.

·                   Estrada dos Bandeirantes, altura da Merck, na Taquara: parcialmente interditada

·                   Av. Ayrton Senna, altura do Makro, na Barra, sentido Linha Amarela: parcialmente interditada

Aeroportos

De acordo com o boletim da concessionário RioGaleão, o aeroporto Tom Jobim teve cinco voos desviados. Às 6h pousos e decolagens ocorriam no visual. O Santos Dumont, desde aquele horário, funciona normalmente.

Metrô

Segundo a concessionária, 41 estações das linhas 1, 2 e 4 operam normalmente.

BRT

Na Transcarioca, que liga a Barra ao Tom Jobim, há alagamentos ao longo da Avenida Nelson Cardoso e o serviço está irregular. A Prefeitura pede que a via seja evitada. Desde a madrugada, a operação é irregular. Os serviços que ligam Santa Cruz e Campo Grande chegaram a ser interrompidos. Ainda não há previsão para normalização dos serviços.

Trem

Devido a queda de um dirigível na linha do trem, o ramal Santa Cruz está fechado. Ramal Belford Roxo tem circulação realizada apenas entre Pavuna e Belford Roxo. No Saracuruna e extensões Vila Inhomirim e Guapimirim, circulação interrompida. No Ramal Deodoro, não há parada nas estações Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier, Piedade e Quintino.

Queda de árvores e falta de luz

Na Lapa, a Avenida Gomes Freire foi interditada devido à queda de uma árvore na via, que atingiu um veículo. Um táxi ficou destruído.

Barra, Realengo e outros pontos da Zona Oeste estão sem luz desde a madrugada. A Light informou que houve muitas ocorrências de árvores que caíram sobre a rede elétrica, o que prejudica o fornecimento de energia.

Sirenes

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio foi acionado, de forma preventiva, em 76 comunidades das regiões de Jacarepaguá, Grande Tijuca e da Zona Norte. Os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil Municipal a se dirigirem aos pontos de apoio.

 


Fonte: G1


Imposto de renda 2024 - 06/03/2024

Declaração de imposto de renda de 2024 começa no dia 15 março; Saiba todos os detalhes

Cônjuges, companheiros e dependentes têm a opção de declarar o imposto de renda conjuntamente.

BRASIL - 29/12/2023

Governo reajusta salário mínimo para R$ 1.412; veja data para vigorar

Lula implementou nova política permanente de valorização do salário mínimo

Educação - 13/12/2023

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Até agora, eram feitos dois processos seletivos por ano

CLIMA - 20/09/2023

Inmet emite alerta de tempo seco; veja cuidados com a saúde

Baixa umidade provoca ardência nos olhos, ressecamento da pele e pode favorecer doenças respiratórias

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 06:46:56' and cat='27' and cod_mega!='3968' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!