Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Chuva causa estragos em 35 cidades do PR e atinge mais de 12 mil pessoas

Temporais atingem o estado desde sexta (10); ventos chegaram a 115 km/h

PARANÁ | 14/07/2015 - 08:40:03

No distrito de Agrocafeeira, em Matelândia, tempestade destelhou casas, um colégio, comércios e uma igreja

A chuva que atinge o Paraná desde a tarde de sexta-feira (10) causou prejuízos para 12.504 moradores de 35 municípios, segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual. Mais de 1.880 tiveram as casas danificadas e 143 ficaram desalojados. Destes, 14 estão desabrigados. Entre as ocorrências atendidas pela Defesa Civil estavam alagamentos, destelhamentos e granizo.

Na região sudoeste, os ventos chegaram a 115 km/h, segundo a Somar Meteorologia. Ao todo, 23 pessoas ficaram feridas. Destas, 20 estavam em Francisco Beltrão e três em Mariópolis. O município de Vitorino também foi atingido pelo vendaval, mas não houve feridos. Quinze das vítimas em Francisco Beltrão estavam em uma festa de aniversário em uma residência.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, há a possibilidade de que o temporal tenha sido, na verdade, um tornado. Contudo, até a manhã desta terça, ainda não era possível confirmar essa informação.

O vento forte também causou estragos no distrito de Agrocafeeira, no município de Matelândia, no fim da tarde de segunda (13). De acordo com um dos moradores, Fernando Machado, as rajadas duraram poucos minutos e destelharam algumas casas e barracões.

Parte do telhado do Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa, da igreja e do ginásio de esportes foi destruída. O vendaval ainda arrancou uma árvore que acabou caindo sobre um carro.

Cidades atingidas
Os municípios atingidos são: Alto Paraíso, Amaporã, Ampére, Apucarana, Araruna, Barracão, Bom Jesus do Sul, Cafelândia, Congonhinhas, Floresta, Francisco Beltrão, Indianópolis, Iporã, Itaperuçu, Jandaia do Sul, Janiópolis, Loanda, Londrina, Lunardelli, Marialva, Mariópolis, Mauá da Serra, Nova Londrina, Ponta Grossa, Pranchita, Roncador, Rondon, Santa Cruz de Monte Castello, Santana do Itararé, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Ivaí, São Jorge do Patrocínio, São José dos Pinhais, São Pedro do Paraná e Umuarama.

Chuva continua
Para esta terça, o Simepar prevê mais temporais para várias regiões do Paraná, em especial para o oeste, sudoeste, centro e sul, e na divisa com Santa Catarina. Do centro para o norte e no leste, o sol aparece entre nuvens, e as chuvas - provocadas por uma frente fria que se desloca pelo Sul do país - ocorrem a partir da tarde.

Acredita-se que o acumulado de chuvas que deve cair em algumas cidades possa passar de 100 milímetros. No caso de Francisco Beltrão, a média para todo o mês de julho é de 135 milímetros de chuva.

Nuvem funil
Ainda na segunda, um morador de Realeza, também no sudoeste, havia registrado a formação de uma nuvem funil. A nuvem tem o formato semelhante à de um furacão, mas não toca o solo.

De acordo com o metereologista do Instituto Simepar, Samuel Braun, esse tipo de fenômeno é esperado na região por causa das condições climáticas.

"Ela [a nuvem] é um estágio inicial de um tornando, mas além de tocar o solo, ela tem que provocar destruição para se caracterizar um tornado. Porém, a condição meteorológica é favorável para esse tipo de evento", explicou.

 

 


Fonte: G1


Imposto de renda 2024 - 06/03/2024

Declaração de imposto de renda de 2024 começa no dia 15 março; Saiba todos os detalhes

Cônjuges, companheiros e dependentes têm a opção de declarar o imposto de renda conjuntamente.

BRASIL - 29/12/2023

Governo reajusta salário mínimo para R$ 1.412; veja data para vigorar

Lula implementou nova política permanente de valorização do salário mínimo

Educação - 13/12/2023

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Até agora, eram feitos dois processos seletivos por ano

CLIMA - 20/09/2023

Inmet emite alerta de tempo seco; veja cuidados com a saúde

Baixa umidade provoca ardência nos olhos, ressecamento da pele e pode favorecer doenças respiratórias

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 08:43:49' and cat='27' and cod_mega!='1421' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!