Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Brasileiro recebe principal prêmio mundial de matemática, mas país tem desempenho ruim na área

Na terça, Artur Ávila se tornou o 1º brasileiro a ganhar a Medalha Fields

EDUCAÇÃO | 13/08/2014 - 08:36:42

O brasileiro Artur Ávila com a Medalha Fields e o aprendizado de matemática no Brasil

Na terça-feira (12) o pesquisador carioca Artur Ávila Cordeiro de Melo se tornou o primeiro brasileiro a receber a Medalha Fields, considerada por acadêmicos dos Estados Unidos e Canadá como a principal premiação da matemática, equivalente ao Prêmio Nobel. A conquista deste matemático de apenas 35 anos, que fez a graduação, o mestrado e o doutorado no Brasil, contrasta com os baixos índices de proficiência dos estudantes brasileiros em matemática no ensino fundamental e ensino médio.

A realidade na educação básica, no entanto, está muito distante do nível de excelência de Ávila e de outros jovens estudantes que colecionam medalhas em olimpíadas do conhecimento. Ao mesmo tempo em que tem seu 'Nobel' e outros campeões em matemática, o país ocupa as últimas posições do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) nesta área de conhecimento. Além disso, apresenta uma enorme diferença entre as notas mínimas e máximas da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados da Prova Brasil, apenas 12% dos adolescentes terminam o ensino fundamental na rede pública sabendo o esperado para aquela idade em matemática.

No Brasil, o aprendizado de matemática nas escolas públicas e privadas avançou nos últimos anos, mas o desempenho geral ainda deixa o país entre os últimos colocados do Pisa. Em matemática, o país caiu da 57ª para a 58ª posição entre 2009 e 2012, de um total de 65 países avaliados.

No Brasil, o aprendizado de matemática nas escolas públicas e privadas avançou nos últimos anos, mas o desempenho geral ainda deixa o país entre os últimos colocados do Pisa. Em matemática, o país caiu da 57ª para a 58ª posição entre 2009 e 2012, de um total de 65 países avaliados.

Já em relação aos estudantes do ensino médio, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também mostram como o ensino de matemática no Brasil mostra disparidades maiores do que as demais disciplinas.

Como a metodologia das questões objetivas do Enem não permite que haja "nota mil" ou "nota zero", o Ministério da Educação divulga as notas máximas e mínimas possíveis na prova do ano em questão, de acordo com o desempenho de todos os milhões de candidatos que fizeram o exame.

No ano passado, enquanto nas provas de ciências humanas, ciências da natureza e linguagens a distância de pontos feitos pelo candidato que tirou a nota mais alta em relação ao que tirou a nota mais baixa não passa de 590, em matemática os melhores alunos ficaram quase 650 pontos à frente dos piores alunos (a nota máxima de matemática em 2013 foi 971,5, e a mínima foi 322,4).

 


Fonte: G1


Imposto de renda 2024 - 06/03/2024

Declaração de imposto de renda de 2024 começa no dia 15 março; Saiba todos os detalhes

Cônjuges, companheiros e dependentes têm a opção de declarar o imposto de renda conjuntamente.

BRASIL - 29/12/2023

Governo reajusta salário mínimo para R$ 1.412; veja data para vigorar

Lula implementou nova política permanente de valorização do salário mínimo

Educação - 13/12/2023

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Até agora, eram feitos dois processos seletivos por ano

CLIMA - 20/09/2023

Inmet emite alerta de tempo seco; veja cuidados com a saúde

Baixa umidade provoca ardência nos olhos, ressecamento da pele e pode favorecer doenças respiratórias

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-16 04:10:05' and cat='27' and cod_mega!='472' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!