Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Temos que levantar do sofá

O descontentamento com o estado atual das coisas não pode continuar sendo apenas um descontentamento. Precisa nos levar a agir.

ARTIGO | 20/08/2014 - 09:00:14

Estamos percorrendo as cidades do interior mato-grossense com maior relevância na produção de grãos com a nona edição do Circuito Aprosoja. Levamos quatro palestras para o público: uma sobre qualificação profissional, outra sobre conjuntura de mercado, uma que mostra as ações e conquistas institucionais da associação e outra sobre liderança, ética e moral.

Esta última, conduzida pelo palestrante Luciano Pires, foi escolhida intencionalmente por nós para funcionar como uma espécie de provocação aos participantes. Afinal, já sabemos da importância do agronegócio na economia das cidades, e do papel fundamental que a nossa atividade tem na balança comercial brasileira.

Mas será que o nosso setor tem o mesmo poder de influenciar nos rumos do país e do nosso estado na mesma proporção que ajuda a economia estadual e nacional? Nosso poder de influência é proporcional ao nosso poder econômico?

Entendemos que não. Por isso, aproveitamos a discussão sobre valores, moral, ética e integridade para nos questionarmos: “por que ainda temos dificuldade em despertarmos a nossa liderança?”.

O modelo de representação da Aprosoja-MT busca mudar essa realidade. Nossa diretoria é atuante mesmo sem ter qualquer tipo de remuneração financeira; nossos delegados, que nos representam na base, nos municípios produtores, são eleitos pelo voto.  Precisamos incentivar a todos a exercerem o nosso dever cívico de participar. Afinal, nosso setor fica muito mais forte quando nós nos fortalecemos.

Queremos provocar o produtor, o trabalhador rural, o agrônomo, o estudante, o familiar que tem nos acompanhado pelo Circuito Aprosoja a perceber que temos sim a chance de fazer a diferença para o nosso país. Mas precisamos começar dando o primeiro passo: participando mais do Sindicato Rural, cobrando melhorias nas nossas cidades, questionando ações públicas que consideramos equivocadas, denunciando situações que prejudicam a sociedade.

O descontentamento com o estado atual das coisas não pode continuar sendo apenas um descontentamento. Precisa nos levar a agir. Sabemos que mudar a situação não é fácil. Várias práticas antiéticas ou imorais que nos incomodam já estão estabelecidas como cultura no nosso País. Mas também sabemos que temos força para mudar. Ano a ano, conseguimos aumentar a produção e ampliar a produtividade mesmo sem logística, com alta carga tributária, com condições adversas no mercado exterior, etc. e etc.

Só precisamos levantar do sofá e nos mostrarmos como lideranças que somos e podemos ser. Fica o convite!


Fonte: Escrito pelo presidente da Aprosoja-MT, Ricardo To


ARTIGO - 20/07/2022

Marcas do desenvolvimento econômico de Nova Ubiratã

Município pujante, destacado pela potencialidade e riqueza transparecida pelos exemplos da agricultura ao longo dos anos.

ARTIGO - 22/04/2020

Tudo passa, passará...

Neste momento amplo frisson sacode o Brasil: O vírus e o contexto político

RELIGIÃO - 05/03/2020

Período da Quaresma!

São quarenta dias que levam Jesus à morte na cruz em favor da humanidade.

RELIGIÃO - 29/10/2019

31 de outubro de 1517 – 31 de outubro de 2019: 502 anos da Reforma Luterana

Neste momento especial, lembramos que Jesus é dádiva de Deus em favor de nós

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 09:44:46' and cat='29' and cod_mega!='503' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!