Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

O feitico e os feiticeiros

Nesses últimos 12 anos, a Petrobras esteve sob as ordens do PT. Não seria de se supor, em país sério, que uma estatal - portanto do estado brasileiro - tivesse que seguir as manhas de um partido político.

ARTIGO | 13/04/2015 - 08:09:31

Nesses últimos 12 anos, a Petrobras esteve sob as ordens do PT. Não seria de se supor, em país sério, que uma estatal - portanto do estado brasileiro - tivesse que seguir as manhas de um partido político. Mas assim foi e o PT aproveitou-se disso - com seus aliados no governo - e recebeu farta ajuda pessoal, partidária e eleitoral. Mas fragilizou a galinha-dos-ovos-de-ouro. Hoje a Petrobras está vendendo partes de si para sobreviver. São 40 bilhões de reais em ativos - termelétrica, distribuição de gás, campos de petróleo no exterior e outros empreendimentos - que foram postos à venda. Afinal, por que a Petrobras tem que produzir fertilizantes? Fechado o propinoduto pela Polícia e a Justiça, o partido já se ressente: está demitindo e limitando despesas de viagem e até de telefone. E o que já foi símbolo de ética, hoje virou sinônimo de corrupção para o cidadão surpreendido.

Surpresa maior é a comparação entre a realidade de hoje e o que disse a Presidente da República na campanha para se reeleger. Afirmou insistentemente que a crise não existia e que a inflação estava controlada. Acusou adversários de planejarem um tarifaço de energia, de quererem aumentar os juros, e de pretenderem privatizar a Petrobrás. Ou seja, tudo o que está sendo feito agora pela presidente. Quando Marina falou em autonomia do Banco Central, a campanha de Dilma tratou de chamá-la de agente dos banqueiros. No entanto, há poucos dias o governo aderiu à ideia de Renan Calheiros de dar independência ao Banco Central. E a presidente sancionou em novembro uma lei proposta por seu governo, para criar outras bases na renegociação das dívidas de estados e municípios. Exatamente o que o governo, agora, não quer.

Foi o marketing eleitoral do vale-tudo para o partido manter o poder. A presidente e seu partido aprovaram todas as ideias mentirosas dos marqueteiros, ou, quem sabe, sugeriram também coisas do tipo “se não ganhar a Dilma, vão extinguir o Bolsa-Família”-  que, aliás, é criação de Dona Ruth, a mulher do presidente FHC. Quando a vaca tosse ao ver direitos sociais e trabalhistas serem “contingenciados”, muita gente já se pergunta se o Bolsa- Família não vai acabar indo com a vaca para o brejo. Agora que o desemprego bate à porta e a presidente tem um restinho de 12% de aprovação - tão baixa quanto a de Sarney em seu pior momento - Dilma ainda mantém o sorriso porque, afinal, emagreceu também na balança de peso corporal.

A diferença é que nunca um presidente começou o mandato já com tanta reprovação. Os feitiços semeados, confiando na ignorância e ingenuidade do eleitor, se voltam contra os feiticeiros. Assim como o PT, sem o propinoduto, fica à mercê de seu próprio ajuste fiscal, a presidente sai das mãos já gratificadas dos marqueteiros e cai nas mãos dos peemedebistas presidentes da Câmara e do Senado e fica à mercê do sucesso de seu Ministro da Fazenda, que ela foi buscar na vizinhança de Aécio. A mentira da campanha levantou o fosso que sitia a presidente e seu governo e seu partido. O feitiço do engodo encurrala os feiticeiros.

 


Fonte: Por Alexandre Garcia/Só Notícias


ARTIGO - 20/07/2022

Marcas do desenvolvimento econômico de Nova Ubiratã

Município pujante, destacado pela potencialidade e riqueza transparecida pelos exemplos da agricultura ao longo dos anos.

ARTIGO - 22/04/2020

Tudo passa, passará...

Neste momento amplo frisson sacode o Brasil: O vírus e o contexto político

RELIGIÃO - 05/03/2020

Período da Quaresma!

São quarenta dias que levam Jesus à morte na cruz em favor da humanidade.

RELIGIÃO - 29/10/2019

31 de outubro de 1517 – 31 de outubro de 2019: 502 anos da Reforma Luterana

Neste momento especial, lembramos que Jesus é dádiva de Deus em favor de nós

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 21:41:49' and cat='29' and cod_mega!='1226' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!