Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Dilúvio político em Mato Grosso

Não é justo e nem correto que o povo trabalhe de sol a sol, pague uma enorme carga tributária para que os governantes dilapidem os cofres públicos. A maxima de que “lugar de bandido e de ladrão é na cadeira” também vale aos criminosos de colarinho branco!

OPINIÃO | 04/06/2014 - 09:06:36

Há pouco mais de 40 anos Mato Grosso passou por uma grande  crise política quando as forças que se opunham ao então governador Pedro Pedrossian, capitaneadas pela UDN, por pouco não conseguiram aprovar o “impeachment” do mesmo. Foram dias e semanas de muitos debates, manifestações, ofensas e isto, com certeza, repercutia negativamente na imagem de nosso Estado, quando o mesmo ainda não havia sido divido dando lugar `a criação de Mato Grosso do Sul.

Os tempos mudaram, o ciclo dos governos  militares chegou ao fim, a “redemocrtização” já está completando quase trinta anos de governos civis, de diversos matizes políticos e ideológicos, mas a corrupção tem maculado esta democracia de fachada em que vivemos.

Conseguimos substituir governos autoritários por uma democracia corrupta, onde todos os anos, todos os meses, enfim, praticamente todas as semanas surgem casos e mais casos de denúnicas de quadrilhas de colarinho branco que assaltam os cofres públicos.

Inúmeras CPIs instaladas no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas, nas Câmaras Municpais, com a colaboração de organismos policiais federais  e estaduais, e dos aparelhos de repressão do Estado como Polícia Federal, ABIN, Polícias  estaduais, polícias fazendárias, Ministério Público Federal e MP estaduais, CGU, TCU, TCEs e a imprensa ,com uma frequência que entristece e envergonha a sociedade brasileira, têm vasculhado residências, gabinetes de autoriades do primeiro e segundo escalões dos Governos Federal, Estaduais  e Municipais e também dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e Municipais. Nem mesmo o Poder Judiciário e os  organismos de controle da União, dos Estados e Municípios têm  escapado desses vexames.

Com certeza não pode haver um  vexame maior do que  os recentes acontecimentos em Mato Grosso, quando as mais altas autoridades e praticamente todos os organismos e instituições públicas acabaram sendo objeto de busca e apreensão por parte da Polícia Federal. Além da prisão de um Deputado Estadual e um ex-secretário que até então gozava de muito prestígio e poder, também o Governador passou por um grande constrangimento ao quase ter que ficar preso por posse irregular/llegal de uma arma de fogo, além de outras denúncias que pesam contra ele e alguns de  seus “auxiliaries” próximos.

Mesmo que as prisões que figuras de destaque do mundo politico tenham sido relaxadas, as investigações continuam e a cada dia, seja fruto das analise de dados e informações contidas nos materiais apreendidos pela Polícia Federal  ou os constantes dos meios eletrônicos ou até mesmo em anotações e rabiscos que são bem parecidas com a “contabilidade” do crime organizado, das quadrilhas, bicheiros e outros delinquents comuns, esses  materiais  estão possibilitando `a Polícia Federal e ao Ministério Público Federal desvendarem o que realmente se passava e com certeza ainda acontece nos porões, não da ditadura tão condenada pelos atuais detentores do poder, mas sim, nos porões  de uma democracia, relativamente muito “jovem”, como costumam  enfatizar os atuais donos do poder, mas sim nos porões fétidos de uma democracia que aos poucos está sendo corroida pela corrupção e pela impunidade.

O que está acontecendo em Mato Grosso não difere em nada do que há anos tem sido denunciado e acontece em todos os Estados e municípios. Um Presidente da República, Ministros, Senadores, Parlamentares Federais, Estaduais, municipais, secretários de Estado e de municípios tem sido denunciados pelos mais variados crimes, a grande maioria ligados a corrupcção ativa  ou passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão temerária  e fraudulenta, fraudes em licitações, superfaturamento, enfim, os constantes e eternos ralos por onde escoam a cada ano entre 5% e 10% do PIB nacional.

Vários políticos nesses últimos anos foram presos, algemados e conduzidos a Brasília, onde alguns gatos pingados cumprem pena na Papuda ou em alguns outros Estados. Diversos  representantes da chamada classe política renunciaram  para  escaparem da perda dos mandatos e direitos políticos. Alguns, usando o poder econômico e seus currais eleitorais conseguem retornar ao Congresso  e ainda fazem pose de honestos.

Estamos nos aproximando das eleições gerais. Diferente do que o ufanismo pode indicar, fica difícil ao povo escolher seus futuros governantes, principalmente porque quem  define os candidatos são os partidos, os quais são práticamente propriedade de alguns caciques e sujeitos aos mesmos esquemas que vez por outra a Polícia Federal consegue desbaratar, mas que a impunidade  reinante em nosso país teima em deixar tudo  igual ou pior do que está.
Resta ao povo apenas demonstrar sua indignação pelas mais variadas formas, inclusive os protestos e movimentos de massa. Todavia, a paciência e resignação do povo e das massas tem limites, basta ver o que tem acontecido em diversos países pelo mundo afora, inclusive na vizinha Venezuela.

Se os mecanismos democráticos  não conseguem colocar um paradeiro na corrupção, um dia a casa cai e aí, não adianta “chorar pelo leite derramado”. O que aconteceu no Egito, na Libia  ou  está  acontecendo na Tailândia, ou na Ucrânia também  pode ocorrer em qualquer país, inclusive no Brasil !

Não é justo e nem correto que o povo trabalhe de sol a sol, pague uma enorme carga tributária para que os governantes dilapidem os cofres públicos. A maxima de que “lugar de bandido e de ladrão é na cadeira” também pode ser aplicada  aos criminosos de colarinho branco!

 

Autor do texto: Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia.


Fonte: Juacy da Silva/ Só Notícias


ARTIGO - 20/07/2022

Marcas do desenvolvimento econômico de Nova Ubiratã

Município pujante, destacado pela potencialidade e riqueza transparecida pelos exemplos da agricultura ao longo dos anos.

ARTIGO - 22/04/2020

Tudo passa, passará...

Neste momento amplo frisson sacode o Brasil: O vírus e o contexto político

RELIGIÃO - 05/03/2020

Período da Quaresma!

São quarenta dias que levam Jesus à morte na cruz em favor da humanidade.

RELIGIÃO - 29/10/2019

31 de outubro de 1517 – 31 de outubro de 2019: 502 anos da Reforma Luterana

Neste momento especial, lembramos que Jesus é dádiva de Deus em favor de nós

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 08:34:26' and cat='29' and cod_mega!='202' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!