Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,27 de Setembro de 2021 - Segunda Feira

Medidas simples de prevenção podem evitar incêndios em ambiente rural

A baixa umidade relativa do ar combinada a outros fatores, como elevadas temperaturas e a alta velocidade do vento, criam um ambiente propício para originar os indesejáveis acidentes com fogo

QUEIMADAS | 21/05/2021 - 10:39:04


Safra de milho em Mato Grosso é marcada pelo período de estiagem, especialmente durante a colheita. E inicia-se a preocupação dos produtores sobre a possibilidade de incêndios em áreas rurais e suas consequências, como perdas de produtos, maquinários, qualidade do solo e reservas legais, que podem demorar de quatro a cinco anos para serem recuperadas. Para orientar o comportamento diante da prevenção de acidentes com fogo, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) realiza campanha preventiva voltada aos agricultores.

Nesta época do ano que chamamos de “seca”, a baixa umidade relativa do ar combinada a outros fatores, como elevadas temperaturas e a alta velocidade do vento, criam um ambiente propício para originar os indesejáveis acidentes com fogo. A colheita do milho é um grande gerador de volume de palhada que serve de combustível para os incêndios rurais. A falta de procedimentos adequados na prevenção, pode desencadear a propagação do fogo, acarretando prejuízos ambientais.

Aprosoja Mato Grosso acredita que é importante adotar medidas de prevenção e seguir algumas recomendações para uma colheita segura e assim reduzir riscos de incêndios nas propriedades.

Acompanhe alguns cuidados apontados na cartilha.

Antes da colheita tenha próximo: caminhão ou trator-pipa, bomba d’água, trator equipado com lâmina e grade, bombas costais, abafadores, luvas, óculos, botas e protetores respiratórios (EPIs). Mantenha aceiros limpos nos limites da propriedade, no entorno da vegetação de reserva legal e área de preservação permanente e em locais que oferecem riscos de incêndios florestais.

Aprosoja MT lança campanha de prevenção e combate a incêndio em área rural 

Vai colher? Tenha por perto: máquinas disponíveis para a confecção de aceiros emergenciais, caminhão-pipa, materiais para primeiros socorros, instrumentos para orientação (bússola, GPS), equipamentos para iluminação (se for o caso), material para combate (abafador, mochila costal e material de sapa), equipamentos de comunicação, instrumento que determine a direção e a velocidade do vento, máquina fotográfica e disponibilidade de água para hidratação do pessoal em combate.

Outras recomendações: todos devem estar devidamente equipados (EPIs), colher primeiramente as bordaduras, manter reservatórios de água ou caminhão-pipa próximo da máquina colhedora, verificar pontos abundantes de captação de água para abastecimento do caminhão-pipa (rios, represas, lagoas etc.), ter um plano de comunicação (celular, rádio etc.), ter um plano de emergência de incêndios florestais, envolvendo propriedades vizinhas e informá-las sobre o período que será realizada cada colheita (início e término) para que fiquem alerta, analisar a situação geral do terreno (avaliação de riscos, topografia, existência e localização de aceiros etc.). Durante a parada das máquinas colhedoras é recomendada a limpeza dessas máquinas, evitando o excesso de pó, palhada etc., realizar monitoramento aéreo da área de colheita (Ex.: drone); estabelecer possíveis rotas de fuga e avaliar a direção do vento.

Conforme a equipe técnica da Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja, é indispensável adotar ações de prevenção e seguir todas as orientações. O produtor também deve estar atento as legislações que regulam possíveis responsabilizações administrativas, cíveis e penais, em caso de incêndios involuntários.

Para acessar a cartilha completa acesse aqui.


Fonte: AGRNotícias

CIDADE - 24/09/2021

Início do plantio da safra 21/22 está previsto para os próximos dias em Gaúcha do Norte

As primeiras precipitações de chuva dos últimos dias têm animado os produtores rurais na cidade

SOJA - 15/09/2021

Terminou ontem quarta (15) o vazio sanitário da soja em MT

O Vazio Sanitário da soja, é a principal medida fitossanitária na prevenção da ferrugem asiática da soja

QUEIMADAS - 21/05/2021

Medidas simples de prevenção podem evitar incêndios em ambiente rural

A baixa umidade relativa do ar combinada a outros fatores, como elevadas temperaturas e a alta velocidade do vento, criam um ambiente propício para originar os indesejáveis acidentes com fogo

AGRICULTURA - 19/05/2021

Garantia-Safra autoriza pagamento para mais de 44 mil agricultores familiares

O benefício será pago em parcela única de R$ 850 para agricultores de 54 municípios

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2021-09-27 18:45:53' and cat='21' and cod_mega!='5688' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!