Cultura do feijão recebe redução fiscal do Governo Estadual e pesquisa receberá fomento
Cultura tem redução de 12% para 5% da alíquota do ICMS para vendas interestaduais do grão06/07/2018 - 05:22:56

Uma importante conquista para os produtores de feijão, pulses e grãos especiais de Mato Grosso, o Governo Estadual concedeu por meio da Lei nº10.708, de 28 de junho deste ano, a redução de 12% para 5% da alíquota do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) para vendas interestaduais do grão, o benefício é válido até 31 de dezembro de 2020.
Além da redução do ICMS será destinado 15% deste imposto para o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) e 5% para o Fundo de Apoio à Cultura da Soja (FACS), que repassará recursos para a Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir). “Essa redução na alíquota vai permitir que possamos competir com os outros estados produtores e ainda com o fomento para o fundo do feijão conseguiremos viabilizar a gestão de nossa associação e desenvolver pesquisas do feijão, pulses e outras culturas”, concluiu o secretário executivo da Aprofir, Afrânio Migliari.
O presidente do Conselho Brasileiro de Feijão e Pulses, Tiago Stefanello comemorou a conquista para a cadeia produtiva do feijão, e espera uma evolução mais rápida no setor em Mato Grosso. “O foco agora é no melhoramento genético em especial na produtividade, já que hoje se fala tanto em exportação de pulses e também sobre o feijão que se planta lá fora, então temos que adaptar essa cultura aqui, para torná-la mais produtiva e rentável para o nosso produtor”, explicou Tiago.
Em um estudo recente realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a cultura do feijão, apontou que na safra 2016/17 em Mato Grosso, cultivou-se 4,4 mil hectares de feijão carioca e 6,4 mil hectares de caupi, contabilizando uma produção de respectivamente 8,8 e 7,7 mil toneladas.
Fonte: Pauta Pronta
Candidata de Rondonópolis é eleita Miss Mato Grosso 2019
2Miss Mato Grosso será escolhida nesta quinta-feira em Cuiabá
3Professores de Gaúcha do Norte recebem capacitação da Editora Positivo
4Prefeitura interdita estrada para substituição de ponte de madeira
5Junta Militar convoca alistados de 2018 para cerimônia de juramento à bandeira