Gaúcha do Norte,22 de Outubro de 2018 - Segunda Feira

Com expansão de lavouras, produção de girassol em MT deve crescer 40%

Rendimento por hectare também contribuiu para crescimento

04/07/2017 - 21:07:55


Produtores de Mato Grosso já começaram a colheita do girassol no estado. Em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, considerado o maior município produtor da semente no Brasil, os produtores estão otimistas com a safra.

A expectativa é colher cerca de trinta sacas por hectare. A produção de girassol deve saltar 40%, chegando a 50 mil toneladas. Além do maior rendimento por hectare, a expansão das lavouras também contribuiu para isso.

Em uma fazenda em Campo Novo do Parecis, o girassol voltou a ocupar espaço na lavoura. Segundo o gerente da propriedade, Vanderlei Mendes, na outra safra foram plantados 400 hectares. Depois de dois anos sem plantar, os trabalhadores voltaram nesta safra.

Na propriedade em que Antônio Lúcio de Souza é gerente, a safra de girassol é considerada a melhor em 18 anos. O clima foi favorável e a lavoura não teve espaço para pragas, com isso a produtividade está maior. Eles estão conseguindo colher 35 sacas de girassol por hectare, quanto na safra passada colhiam apenas 27. O grão colhido na fazenda vai ser destinado a alimentação de pássaros.

“É uma das melhores produtividades da região de Campo Novo. O preço está bom nesse ano, no início de colheita o preço sempre é bom”, comentou.

Aproximadamente 12 mil sacas de girassol já estão no processo de classificação na fazenda. Em seguida, os grãos são armazenados nos silos, à espera dos compradores. Na região a saca de 60 quilos é vendida por R$ 70.

 


Fonte: G1 MT


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!