Gaúcha do Norte,20 de Janeiro de 2020 - Segunda Feira

Colheita se inicia em Mato Grosso, mas comercialização segue calma

A região mais adiantada é a médio-norte, com 3,08% já colhido

13/01/2020 - 18:10:20


A colheita da soja 19/20 no Mato Grosso, iniciada nos primeiros dias de janeiro, atingiu 1,79%, informou o IMEA (instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária) no primeiro relatório de 2020, divulgado na última sexta-feira (10/01). A região mais adiantada é a médio-norte, com 3,08% já colhido.

Semelhante ao ritmo de plantio, o ritmo da colheita segue atrasado em relação à safra passada (3.83 p.p) e também em relação à média dos últimos cinco anos. O milho safrinha, conforme o Instituto, semeado após a soja, já começou a ser plantado, embora o percentual ainda seja menor de 1% (0,36%).

Quanto à comercialização, conforme levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os produtores brasileiros começam o ano cautelosos nas vendas de soja. Muitos estão com as atenções voltadas ao cumprimento de contrato a termo, aos trabalhos de campo e ao desenvolvimento das lavouras. 

Os vendedores consultados pelo Cepea estão preocupados com o possível atraso na colheita em parte das praças e com a qualidade das lavouras, devido ao clima irregular durante o desenvolvimento na região Centro Oeste e Sul do país, o que pode, inclusive, reduzir a produtividade. Além disso, o dólar em alto patamar também reforça a retração vendedora, tendo em vista que mantêm os preços domésticos. 


Fonte: Por AGRNotícias, com informações do Cepea.


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!