Gaúcha do Norte,19 de Novembro de 2019 - Terça Feira

Colheita da soja entra na reta final e chega a 94% em MT

A região Oeste do estado lidera com 98,2% dos 1,1 milhão de hectares

31/03/2015 - 20:00:17


A colheita da soja em Mato Grosso chega 94% dos pouco mais de 8 milhões de hectares estimados para este ciclo, atraso de 1,9 pontos percentuais (p.p) em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta que  Oeste lidera com 98,2% dos 1,1 milhão de hectares. O Nordeste segue com mais atraso, apenas 77,1% dos 1,3 milhões.

Segundo o Instituto, “neste momento, parte da atenção dos produtores volta-se para as compras de insumos da próxima safra. No entanto, os custos recordes e as incertezas com relação ao tamanho e a direção dos preços da próxima temporada tornam o ritmo da comercialização dos insumos ainda bastante lento e bem abaixo do que já havia sido negociado até março de 2014”.

Conforme o Imea,  “apesar do alto patamar da paridade de exportação da soja neste momento, devido a escalada do dólar neste mês, o aumento no custo de insumos da safra 15/16 torna a relação de troca dos insumos com a paridade para mar-16 bastante elevada. O atual cenário da safra de soja mato-grossense 15/16 parece indicar altas receitas, mas os altos custos reduzem a margem de lucro, deixando a safra com um alto risco. Assim, o produtor deve revisar seus gastos e aproveitar a alta nas cotações”.


Fonte: Agronotícias


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!