Gaúcha do Norte,22 de Outubro de 2018 - Segunda Feira

Atingir o médio produtor é o objetivo do SENAR-MT na Show Safra

24/03/2017 - 06:00:43


Na noite desta terça-feira (21.03), a Fundação Lucas do Rio Verde, localizada no município de Lucas do Rio Verde, transformou-se no ponto de encontro não só de produtores rurais, mas também de centenas de autoridades. Muito bem prestigiada, a solenidade oficial de abertura da Show Safra – BR 163 contou ainda com a presença de produtores americanos que estão investindo na região.

Considerada uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, a Show Safra acontece até a próxima sexta-feira (24.03). Além das novidades no setor de máquinas e implementos agrícolas, há ainda a apresentação de novas cultivares da cadeia produtiva da Soja e do Milho. 

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Famato), José Luís Fidelis, a feira é mais que uma vitrine, onde se mostra todos os tipos de novas tecnologias. "É um evento que se transforma num espaço e numa oportunidade para o produtor rural discutir as dificuldades do seu dia a dia e fazer suas reivindicações. É um evento que mostra a grandeza de Mato Grosso".

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio, acrescenta que participar de um evento como esse é importante para a instituição, pois fica bem mais próxima do médio produtor, que tem um pouco mais de dificuldade de acessar treinamentos, cursos e qualificações ofertados. "Queremos mostrar para esse público que todos podem ter acesso aos treinamentos cursos e qualificações ofertados pela instituição".

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Carlos Simon, a qualificação de mão de obra é um problema que preocupa empresários de todos os setores. "No agronegócio não é diferente". Ele ressalta que o SENAR-MT é importantíssimo na vida dos produtores. "Um profissional bem treinado contribui para o aumento da produtividade e da rentabilidade de uma propriedade", enfatiza Simon. Em Lucas do Rio Verde, de acordo com o presidente, os treinamentos mais solicitados são os dos setores de saúde e segurança no trabalho e, também, de máquinas e implementos agrícolas.

ESTANDE – No estande do SENAR-MT, em parceria com o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, serão divulgadas as 254 atividades ofertadas gratuitamente pela instituição para o produtor e o trabalhador rural. Uma equipe estará à disposição para esclarecer dúvidas sobre os treinamentos, cursos, qualificações e programas especiais. A ideia é levar informação e conhecimento ao médio produtor. Todos os dias serão realizadas oficinas e vitrines dentro do estande.

Estão programadas duas oficinas de manutenção de tratores agrícolas, duas de classificação de grãos, vitrines de cortes de peixe, de suíno e de bovino. Na oficina de manutenção de tratores agrícolas, além dos itens a serem checados na manutenção de uma máquina, o participante também conhece mais sobre outros temas, como segurança e saúde no trabalho, ética, cidadania e meio ambiente. Já o conteúdo da oficina de classificação de grãos inclui assuntos como legislação da classificação vegetal, identificação de classe e dos defeitos encontrados no milho ou na soja, enquadramento em tipos e qualidade do produto.

O formato das vitrines é um pouco diferente, ou seja, o número de pessoas que podem assistir é bem maior. Os interessados nas vitrines de corte de peixe, suíno e bovino terão a oportunidade de ver como se faz a desossa e conhecer novos cortes. No caso da vitrine de peixe será mostrado como retirar as espinhas, fazer os cortes e as técnicas de preparo. A melhor parte é que no final de cada evento os participantes podem degustar tanto as carnes quanto as saladas.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 90 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e o https://instagram.com/senar_mt/


Fonte: GECOM Senar-MT


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!